AGRICULTURA FAMILIAR
Governo apresenta Programa de Inovação Tecnológica para produtores
Repórter: DINA VIEIRA | Edição: DINA VIEIRA | Foto: Secom-RR

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 5, a apresentação do Programa de Inovação Tecnológica em Agroindustrialização da Produção da Agricultura Familiar, o programa está sendo desenvolvido pelo Iact (Instituto de Amparo a Ciência e Tecnologia) e faz parte do Progredirr (Programa de Desenvolvimento Sustentável, Geração de Empregos e Renda de Roraima).

 

Participaram da apresentação os órgãos ligados ao setor produtivo, entre eles, Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Iteraima (Instituto de Terras de Roraima), Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento).

 

O objetivo é apoiar de forma demonstrativa visando a posterior multiplicação da experiência de agroindustrialização da produção dos agricultores familiares e a sua comercialização, de modo a agregar valor, gerar renda e oportunidades de trabalho no meio rural.

 

Além disso, irá trabalhar a partir das demandas dos agricultores organizados e em parceria com os Órgãos Coordenadores/Executores do Progredirr, municípios e outros parceiros institucionais que estejam interessados em apoiar a inserção dos agricultores familiares no processamento agroindustrial.

 

De acordo com o diretor presidente do Iact, Marcelo Nunes, a meta é capacitar os produtores para que a produção seja totalmente aproveitada. “Iremos instalar laboratórios de capacitação para que os produtores aprendam técnicas de processamento de alimentos que agregam valor ao produto gerando assim mais renda”, destacou.

 

PROGREDIRR - A melhoria das condições de vida dos agricultores familiares é um dos focos de ação do programa que foi elaborado a partir da percepção de que Roraima, apesar de dispor de vantagens agroclimáticas e locacionais, não realizava suas potencialidades. Foram identificadas amarras que mantinham Roraima no atraso, mediante trabalho de planejamento estratégico participativo, consolidado nos Fóruns “Planejamento com o Povo” durante o PPA 2016-2019. Com o PROGREDIRR, Roraima se libertará da dependência da “economia do contracheque” e o setor público da imensa pressão por empregos.

Pesquisa

Noticias
06/09/2016 - 11:21 | Notícias
AGRICULTURA FAMILIAR
Noticias
06/09/2016 - 10:26 | Notícias
​AGRICULTURA
Noticias
06/09/2016 - 10:22 | Notícias
Setor produtivo
Noticias
02/08/2016 - 12:28 | Notícias
MICROEMPRESAS E PEQUENO PORTE
 Notícias